terça-feira, 30 de setembro de 2008

Crochê



Foto e trabalho:Eliana Palmira Reinaldo

Segundo os historiadores os trabalhos de crochê tem origem na Pré-história. A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI. A mais provável é a de que o crochê se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. Também há indícios posteriores da técnica em tribos da América do Sul, que usavam adornos de crochê em rituais da puberdade. Na China, bonecas eram feitas com a mesma técnica.

A origem mais provável vem da técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa por volta de 1700. Mas o crochê só começou a ser fortemente difundido em 1800. Os trabalhos com a técnica do crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material. Tudo depende da peça a ser executada: uma toalha delicada ou uma colcha, um casaco ou um tapete resistente. Atualmente usa-se a técnica para confeccionar variadas peças, tudo depende da criatividade de cada um.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Croch%C3%AA"

Macrame com frutas


Foto: Eliana Palmira Reinaldo

Fazia muito tempo que eu escutava falar de macrame. Ouvia e pensava que sabia o que era,mas não sabia. Até que um dia, uma amiga minha, dona Mariazinha me fez o convite para aprender a fazer o macrame no NEP (Núcleo de estudos Profissionalizantes),de Laguna. Disse-me que eu teria que levar somente um rolo de linha de fio fino, agulha de crochê e uma toalhinha pequena de lavabo para aprender.
Duas vezes por semana nos encontrávamos nas aulas, MARAVILHOSAS,com uma professora, pessoa muito gente fina ( minha amiga DEDA), que pacientemente nos ensinava a arte de dar os nós. O NEP está se indo, mas ficou a amizade querida da DEDA, das colegas alunas e o aprendizado do Macrame (macramé, macramê ou abrolhos), nomes como é conhecida a arte.
Hoje em dia presenteio minhas amigas com o trabalho que faço.
O Macramé é uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas.