terça-feira, 30 de setembro de 2008

Macrame com frutas


Foto: Eliana Palmira Reinaldo

Fazia muito tempo que eu escutava falar de macrame. Ouvia e pensava que sabia o que era,mas não sabia. Até que um dia, uma amiga minha, dona Mariazinha me fez o convite para aprender a fazer o macrame no NEP (Núcleo de estudos Profissionalizantes),de Laguna. Disse-me que eu teria que levar somente um rolo de linha de fio fino, agulha de crochê e uma toalhinha pequena de lavabo para aprender.
Duas vezes por semana nos encontrávamos nas aulas, MARAVILHOSAS,com uma professora, pessoa muito gente fina ( minha amiga DEDA), que pacientemente nos ensinava a arte de dar os nós. O NEP está se indo, mas ficou a amizade querida da DEDA, das colegas alunas e o aprendizado do Macrame (macramé, macramê ou abrolhos), nomes como é conhecida a arte.
Hoje em dia presenteio minhas amigas com o trabalho que faço.
O Macramé é uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário